
A Prefeitura de Dourados, por meio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), publicou edital que regulamenta o processo de escolha de membros do Conselho Tutelar para a gestão 2024/2027.
Tiago Fernando Aquino Soares de 30 anos foi eleito em 2019 sendo o primeiro conselheiro tutelar indígena da reserva de Dourados. Ele confirmou ao jornal The Time Jaguapiru que fará novamente sua inscrição para concorrer ao cargo.
As inscrições de candidaturas podem ser feitas no período de 21 de maio de 2023 a 21 de junho de 2023, de segunda a sexta-feira (exceto feriados),das 8h às 12h, na Casa dos Conselhos de Dourados.
O processo de escolha dos novos Conselheiros Tutelares é dividido em cinco etapas: i) inscrição; ii) avaliação escrita, consistente em prova objetiva e subjetiva com os habilitados; iii) avaliação médica e psicológica; iv) escolha pela comunidade através do voto; v) realização do curso de formação.
O Presidente do CMDCA, o advogado Ruan Jacob Bianchi Aguiar, explica que os conselhos tutelares desempenham uma função estratégica no zelo pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. “Temos o compromisso de assegurar a participação da comunidade, tanto para as candidaturas como no processo de escolha, para fortalecermos a rede de proteção das nossas crianças e adolescentes”, destaca.
Para se inscrever, é necessário que o candidato atenda aos requisitos estabelecidos no edital. Os interessados devem apresentar os documentos exigidos com a ficha de inscrição. Também é necessário comparecer pessoalmente ou por meio de procuração com firma reconhecida, para efetuar a inscrição.
Serviço
Inscrições: Casa dos Conselhos de Dourados, rua João Rosa Góes, n. 395, Centro.
Horário: 8h às 12h
Data: 21/05 até 21/06
Clique para acessar o Edital-001-2023-Eleic%CC%A7a%CC%83o-Conselho-Tutelar-publicado.pdf

