A derrota nesta quarta-feira (07) por 3 a 0 contra o Independiente del Valle do Equador- tirou qualquer chance do Corinthians de se classificar para o mata-mata da Conmebol Libertadores 2023. Assim, o Corinthians atinge marca negativa e volta a ser eliminado na fase de grupos da competição após 46 anos.

O feito aconteceu havia acontecido apenas uma vez, em 1977, primeira ocasião na qual o Alvinegro disputou a Libertadores. O clube paulista estava no Grupo 3, ao lado de Internacional, El Nacional e Deportivo Cuenca, ambos do Equador.

Naquela época, apenas o líder de cada grupo avançava à próxima fase, e o Inter terminou na ponta, com nove pontos. O Corinthians terminou em terceiro lugar, atrás do El Nacional, com cinco pontos.

Na metade inicial, só deu Del Valle. Os equatorianos encaixotaram o adversário, exploraram o lado esquerdo rival e fizeram 2 a 0 com Hoyos sem grandes dificuldades — em trapalhadas de Matheus Bidu e Murillo. O clube paulista, por outro lado, só chutou uma vez antes do intervalo — e errou o alvo. O 2° tempo continuou amplamente dominado pelos donos da casa. O meia Sornoza, ex-Corinthians, marcou o terceiro e decretou a eliminação precoce de Luxemburgo e seus comandados.