Criada em 2014, Assind Guateka atua com a inclusão esportiva, cultural e social de jovens Indígenas em situação de vulnerabilidade.

Esporte e educação. Essas são as principais ferramentas utilizadas pela Assind Guateka (Associação Indígenas Douradense Guarani, Terena e Kaiowa) futebol de campo e salão criada para promover a transformação social na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Desde 2014, quando foi criada, a organização sem fins lucrativos já atende meninos e meninas espalhados pela reserva indígena de Dourados. Com sede na aldeia Jaguapiru, a iniciativa atende atualmente mais jovens.
As atividades realizadas no campo Emílio Silva na aldeia Jaguapiru são realizadas nas terças e quintas com treinamento coletivo com início às 13h30, já aos sábados são realizados amistosos com início às 15h. Todas as atividades são comandadas pelo presidente da Assind Guateka, Levanir Machado Aquino.
“Mesmo que filho não seja um jogador profissional, tenho certeza que ele será um cidadão melhor .” Disse um pai de um aluno, sobre o projeto.
