Relatos obtidos indicam que atestados são emitidos depois de cinco minutos de conversa, após o candidato responder algumas perguntas básicas.

Para participar da prova de esforço físico do concurso público da Polícia Militar; na qual muitos candidatos passam mal ou morrendo mais tarde ; os candidatos precisavam apresentar, por exigência do edital, atestado médico informando a aptidão para realizar, sem qualquer restrição, os exercícios exigidos.
Ainda segundo o regulamento, o atestado deveria ser emitido até 15 dias antes e conter a assinatura e o nome completo do médico responsável, além do número de seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Também de acordo com o edital, não seriam aceitos atestados para fins de trabalho, aqueles que comprovam simplesmente o gozo de saúde física e mental, mas não explicitam a aptidão para esforço físico.
Queda e desmaio
Ao todo, o teste de aptidão física (TAF) da PM conta com testes em barra fixa, flexão abdominal, corrida de 12 minutos e natação de 50 metros. durante a prova de corrida feminina, algumas concorrentes se mostram claramente despreparadas e passam mal e desmaia.
