Em vantagem no confronto, o São Paulo busca pela primeira vez o troféu da Copa do Brasil e conta com o apoio de mais de 60 mil são-paulinos que vão lotar o Morumbi neste domingo.

Calleri foi o autor do gol no Maracanã – Foto: Reprodução

Não tem mais volta. Neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), São Paulo e Flamengo decidem o campeão da Copa do Brasil, no estádio do Morumbi. A Globo, o sportv e o Premiere transmitem a final ao vivo.

O São Paulo carrega a vantagem do empate para conquistar o título, já que superou o Flamengo pelo placar de 1 a 0 no Maracanã, com gol de Calleri. O clube carioca, para reverter o confronto, depende de um resultado positivo por dois gols de diferença como visitante; vitória por um gol dos cariocas leva a disputa para os pênaltis.

Em vantagem no confronto, o São Paulo busca pela primeira vez o troféu da Copa do Brasil e conta com o apoio de mais de 60 mil são-paulinos que vão lotar o Morumbi neste domingo. Com Dorival Júnior, atual campeão do torneio com o Flamengo, o time terá elenco quase completo e deve ir a campo com a mesma base que venceu no Rio de Janeiro.

O clube do Morumbi busca o primeiro título de nível nacional desde o Campeonato Brasileiro de 2008, competição que praticamente encerrou uma era de domínio são-paulino no país. Desde então foram apenas mais duas conquistas: a Sul-Americana de 2012 e o Paulistão de 2021, que quebrou um jejum do clube de quase nove anos sem taças.

O Flamengo, por sua vez, distante do líder Botafogo no Campeonato Brasileiro, pode ter a última chance de um único título em uma temporada onde disputou sete. O clima é pesado. Além da derrota no primeiro jogo, o time teve péssima atuação no 0 a 0 com o Goiás na última quarta-feira e se viu envolvido no noticiário policial após o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, brigar com um torcedor em um shopping no Rio. O técnico Jorge Sampaoli está muito ameaçado no cargo.

Mas os rubro-negros ganharam um ânimo nos últimos dias para reverter a desvantagem e tentar o penta da Copa do Brasil: as voltas de Luiz Araújo e, principalmente, Arrascaeta, recuperados de lesão. O uruguaio é um dos ídolos do elenco e pode ser também um amuleto: tricampeão do torneio, ele ganhou todas as finais que disputou. Outro combustível é o histórico recente do Flamengo no Morumbi: venceu os últimos três jogos que fez na casa do São Paulo.