Além de melhorias no gramado, também é necessário vestiários tanto para o mandante quanto para o visitante e também cerca o campo com tela.

Os jogadores da equipe de futebol Associação Assind. Guateka da aldeia jaguapiru, sonham com melhores condições para o campo de futebol Emilio Silva. Os jovens que sempre estão realizando partidas no campo contra equipes locais e de outras cidades, os atletas ficam muito tristes por não poderem receber as equipes visitantes com um bom campo de futebol.
No ultimo Sábado (23) a equipe foi até Montese enfrentar a equipe local no jogo de ida valido pelo amistoso entre as duas equipes, lá eles ficaram impressionados com a qualidade e a organização do campo. ” Meu sonho é um dia termos também um campo dessa qualidade na aldeia.” Disse o treinador aos jogadores.
Assim como o treinador, também os atletas esperam por ajuda de algum órgão responsável, que possa de fato olhar diferente para o futebol da reserva indígena de Dourados.
Lembrando que no campo Emílio Silva é realizado o campeonato amador onde reúne equipes de vários locais, e sempre nas finais contam com a presença de vereadores e de outros membros também.
