A operação recebeu o nome Py’Aguapy, que significa paz ou pacificação em guarani.

Policiais federais em operação – Foto : Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (6) a Operação Py’aguapy, para cumprir um mandado de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em endereços nas cidades de Dourados, e Nova Olímpia, em Mato Grosso.PF investiga suspeitos de conflito com indígenas em DouradosPF investiga suspeitos de conflito com indígenas em Dourados.

Segundo a PF, a operação, ainda em andamento, investiga os suspeitos de participação de um conflito agrário entre indígenas e sitiantes, ocorrido em 13 de setembro deste ano, com indícios de utilização de armas de fogo e armas de fabricação artesanal, como flechas, armas brancas e coquetel molotov.

A PF não divulgou se o mandado de prisão ocorreu contra sitiante ou indígena. O local de confronto é vizinho a aldeia Bororó. Em 2014 sítios passaram a ser invadidos, desde então o clima é de tensão. Os indígenas dizem que estão fazendo retomada de áreas pertencentes aos antepassados.

Ao menos dois indígenas foram hospitalizados com lesões decorrentes de disparos de arma de fogo. “Os investigados, na medida de sua participação, poderão responder por tentativa de homicídio e lesão corporal”, informou a PF.