O horário de fechamento do comércio às 22h teve início em 14 de abril, após uma reunião entre comerciantes e a capitânia da aldeia Jaguapiru.

Lanchonete na aldeia Jaguapiru – Foto: Valdinei Garcia

No dia 15 de Março foi realizada a primeira reunião na sede da capitania renovação Guateka na aldeia Jaguapiru, e contou com a presença de 12 comércios, capitão e vice capitão e o comandante geral da polícia militar. E ficou determinado que o horário de funcionamento seria até às 22h para assim reduzir o número da violência durante a noite.

Neste período que o comércio ficou com seu horário reduzido, muitos já sentiram no bolso o prejuízo de fechar às 22h, principalmente os bares e lanchonetes, que muitas das vezes abrem às 18h. “Eu abro às 18h e trabalhamos apenas 4 horas durante a noite, isso não paga nem os funcionários ” Informou Victor Freitas Mamede, proprietário de uma lanchonete que conta com 3 funcionários.

Por conta desses prejuízos, alguns comerciantes noturnos não estão mais cumprindo com o horário de fechamento, a liderança busca também que o comércio local não venda bebida alcoólica para os menores, “Temos que nos juntar,e devemos que conversar e chegar em um acordo que não vai prejudicar vocês “; Disse Ivan Cleber vice capitão da aldeia jaguapiru.

Os comerciantes estão no aguardo por uma nova reunião para definir melhor os horários, sem ainda uma data e horário definido mais que segundo a capitânia será realizada uma reunião com todos os comércios locais.