Moradores foram pegos de surpresa com a falta de água e outros têm poços secos devido a falta de chuva, a volta da água não tem previsão ainda.

Nesta tarde de terça- feira (17) uma parte de moradores da aldeia Jaguapiru foram pegos de surpresa com a falta de água, muitos não tinham colocado nem água nas caixas pois não esperavam essa falta de água.
O jornal The Time Jaguapiru entrou em contato com o responsável do AISAN, Ivan Cleber e ele disse que essa falta de água é porque os poços estão secando devido a falta de chuva;” Estamos passando por uma crise de falta de água, não sei mais o que fazer.” Disse Ivan Cleber .
Ele também informou que amanhã haverá um caminhão pipa realizando a distribuição de água para os moradores, isso se não chover, ele pediu também que os moradores que tiverem caixas d’água deixar disponível para o pipa enche- las.
Existem problemas comuns que podem diminuir a vazão do poço, além disso ele também pode dar mais alguns sinais que não está indo bem, como: aparição de partículas na água ou apresentar uma coloração mais escura. Confira o que pode ter acontecido:
Falta de manutenção
A principal causa deste problema é a falta de manutenção preventiva, responsável por evitar que seu poço diminua a vazão ou pare de funcionar. As limpezas e manutenção devem ser feitas a cada dois anos para que não ocorra esse tipo de problema.
Incrustação
O filtro do seu poço pode ficar obstruído por partículas de areia, ferro ou algum outro tipo de sedimento encontrado no solo, o que impede a passagem de água e prejudica a vazão.
Danos ao revestimento
Quando o revestimento é danificado, permite que partículas e materiais sólidos passem para a água.
Bomba
O bombeamento de um poço também pode ter sido desgastado ou entupido, o que precisa de um reparo por uma equipe qualificada.
O que fazer?
O correto é solicitar uma análise assim que notar as primeiras alterações na vazão da água, assim os profissionais irão identificar o problema por meio de avaliações hidro geológicas, testes seletivos de vazão e filmagens internas. Também farão a aplicação da metodologia adequada: desobstrução, revestimentos adicionais, tratamentos químicos severos, resgate de peças aprisionadas ou caídas, aprofundamento, recuperação de diâmetros úteis ou alteração do regime de funcionamento.
O poço artesiano pode secar?
Um poço artesiano com mais de 100 metros, por exemplo, capta água de um aquífero, ou seja, de uma formação rochosa que funciona como um grande armazenamento de água subterrânea. Então se trata de um reservatório de água quase vitalício, desde que não haja super exploração, ele dificilmente secará, mas lembre-se que há vários parâmetros a serem analisados.
