O eclipse lunar ocorre quando a terra projeta uma sombra sobre a lua, impedindo que a luz alcance o satélite

Neste sábado, 28 de outubro foi dia de mais um evento astronômico para prestar atenção: um eclipse lunar parcial. Este fenômeno ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, criando uma sombra que gradualmente envolve nosso satélite natural.

O evento ocorreu poucas semanas depois do eclipse solar, que chamou atenção do Brasil e de partes do mundo todo.

HORÁRIO DO ECLIPSE LUNAR 2023

O eclipse lunar de 2023, a hora que ocorreu foi a partir das 16h35 (horário de Brasília), momento em que o eclipse teve início. O eclipse parcial da lua terminou quando o satélite terrestre saiu da umbra e entrou na penumbra, marcando um segundo estágio de eclipse penumbral às 18h52. O evento se encerrou às 19h26.

No total, o eclipse teve uma duração de 4 horas e 25 minutos, com a fase parcial durando 1 hora e 18 minutos.

ECLIPSE LUNAR MAIS VISÍVEL NO BRASIL

O eclipse lunar pode ser testemunhado na parte mais oriental do Brasil, abrangendo áreas de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, de acordo com o Observatório Nacional.

Embora o auge da visibilidade ocorra em parte de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, onde a sombra da Terra cobrirá apenas uma pequena fração do diâmetro da Lua, os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte também tiveram a chance de observar o eclipse, embora com menor intensidade.

Nessas regiões, a cobertura máxima foi de aproximadamente 6%. O Observatório Nacional realizou uma transmissão ao vivo do evento, dando a oportunidade para aqueles que não estavam na área de visibilidade direta de apreciarem o espetáculo.