Mortes no conflito chegam a 13.702 — 1.402 do lado israelense e 12.300 na Faixa de Gaza, segundo o governo do Hamas (os números não puderam ser verificados de forma independente).

Civil israelense mantido como refém pelo Hamas reencontra família (Foto: Governo de Israel)

As Brigadas Al Quds, o braço armado do movimento Jihad Islâmica Palestina, disseram em sua conta no Telegram na terça-feira que entregaram “alguns detidos civis” como parte de um acordo de troca com Israel.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar afirmou que o grupo liberado pelo Hamas consiste em nove mulheres e um menor de idade. Entre as pessoas há um austríaco, um filipino e dois argentinos.

Os militares israelenses, no entanto, informaram que, com base nas informações da Cruz Vermelha, o número de reféns liberados é de 12 pessoas, sendo 10 israelenses e dois estrangeiros.

Hamas começa a entregar reféns israelenses à Cruz Vermelha, diz autoridade palestina à Reuters
Uma autoridade palestina familiarizada com as negociações de trégua disse à Reuters que o Hamas começou a entregar reféns israelenses ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

De acordo com o Clube dos Prisioneiros Palestinos, 30 pessoas detidas por Israel (15 mulheres e 15 homens) também deverão ser libertadas hoje.

Esta é a quinta troca de prisioneiros entre Israel e o Hamas.Hamas convida Elon Musk para visitar Gaza
O porta-voz do Hamas Osama Hamdan, um dos membros do alto escalão do Hamas, convidou nesta terça-feira (28) o bilionário Elon Musk para visitar a Faixa da Gaza.

“Convidamos Elon Musk para visitar Gaza e ver a extensão da destruição causada em Gaza, em conformidade com os padrões de objetividade e credibilidade”, disse Hamdan, durante entrevista a jornalistas em Beirute, no Líbano.
Na segunda-feira (27), na companhia do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Musk visitou um dos kibutz no sul de Israel atacados pelo Hamas. Na ocasião, ele disse a Netanyahu ter interesse em participar “na reconstrução de Gaza”.

O empresário ainda não respondeu ao convite do grupo terrorista.

Bebê de dez meses que está entre reféns foi transferido a outro grupo armado, diz Hamas
Um bebê de dez meses foi transferido nesta terça-feira (28) junto de seus pais e irmãos ao poder de outro grupo armado da Faixa de Gaza, segundo afirmou o Hamas.

O bebê é o refém mais novo atualmente em poder do Hamas, que já afirmou que parte dos reféns está em poder de outros grupo terroristas que atuam na Faixa de Gaza. Isso complica o trabalho de resgate, já que o acordo feito com Israel para a devolução de sequestrados em troca da trégua nos ataques envolve apenas o Hamas.

O grupo não informou o estado de saúde do bebê e de sua família.

Vinte novos reféns serão libertados entre hoje e amanhã, diz Catar
O ministro das Relações Exteriores do Catar, Majed al Ansari, disse nesta terça-feira que 20 reféns israelenses que estão em Gaza serão libertados durante o período de prorrogação da trégua – ou seja, entre hoje e amanhã.

“O que podemos confirmar, neste momento, é que temos um número extra de 20 reféns que estão prontos para serem libertados dentro destas 48 horas (…) os quatro dias foram usados pelo Hamas para aumentar o número de reféns identificados.
O Catar é um dos países que participam das negociações entre Israel e Hamas.

Mais pessoas podem morrer por doença do que por bombardeios no decorrer da guerra, diz OMS
Existe o risco de que mais pessoas morram em decorrência de doenças do que de bombardeios em Gaza, se o sistema de saúde do enclave não for restabelecido rapidamente, disse um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

“Eventualmente, veremos mais pessoas morrendo de doenças do que de bombardeios, se não formos capazes de recompor esse sistema de saúde”, disse Margaret Harris, da OMS. “(Não há) medicamentos, nem vacinação, nem acesso a água potável e higiene, nem alimentos. Vimos um número muito elevado de casos de diarreia entre bebês”, falou.
Ela descreveu o colapso do Hospital Al Shifa, no norte de Gaza, como uma “tragédia” e expressou preocupação com a detenção de parte dos médicos pelas forças israelenses.

Israel divulga fotos de ex-reféns reencontrando familiares
O governo de Israel divulgou fotos de civis israelenses reencontrando suas famílias na noite de ontem.

Eles permaneceram por mais de 50 dias sobre domínio do grupo terrorista Hamas. Desde o início do acordo entre o Hamas e Israel, 69 israelenses foram libertados e cerca de 150 palestinos foram soltos.