Os atendimentos clínicos do ambulatório serão realizados das 06h00 às 23h59, já os atendimentos de urgência e emergência permanecem como 24h por dia.

Hospital e Maternidade Porta da Esperança na aldeia Jaguapiru – Foto : Divulgação

A Maternidade do Hospital Porta da Esperança na aldeia Jaguapiru, que funciona no sistema de “porta aberta”, terá seu horário de atendimento reduzido. A partir de sexta-feira (3), a atenção ao público do ambulatório será das 06h00 às 23h59, já os atendimentos de emergência permanecem 24 horas por dia.

No intervalo de fechamento da maternidade das 23h59 até 6h00, as gestantes, no caso de urgência ou emergência, deverão procurar o pronto atendimento do Hospital Universitário.

Porta Aberta

Os hospitais que possuem “portas abertas” são os que mantêm pronto-socorro, pronto atendimento e ambulatórios pelos quais, de acordo com a sua capacidade, a população é assistida imediatamente. A Maternidade é referenciada pelo sistema de porta aberta para o atendimento a gestantes a partir da 20ª semana de gestação.

Desde 01 de Março de 1963 o Hospital e Maternidade Porta da Esperança é referência nacional na área de saúde indígena. Localizado em Dourados – MS, o Hospital e Maternidade Porta da Esperança destaca-se pela sua atuação no combate à Tuberculose e ao COVID-19 junto à comunidade indígena das etnias Kaiwá, Guarani e Terena. O trabalho de missionários e profissionais da saúde, somado a uma infraestrutura composta de sala de emergência, 50 leitos, farmácia, cozinha hospitalar, laboratório de análises clinicas, e ultrassom contribuem para o bem estar dos nossos irmãos indígenas.