Lembrando que no dia 11 de janeiro os moradores indígenas chegaram a fechar a MS-156 em protesto pelo desabastecimento dos reservatórios e solicitando a criação de novos poços.

Para amenizar a problemática da falta d’água na aldeia Jaguapiru, dois caminhões pipas estão abastecendo os reservatórios 4 vezes ao dia, desde 15 de janeiro. Um dos caminhões pipa suporta 6 mil litros e realiza esse transporte 4 vezes por dia para abastecer reservatório de 30 mil litros, já o segundo caminhão pipa que realiza um trabalho de suporte, carrega 20 mil litros e distribui na região da Jaguapiru 1 e Jaguapiru 2.
Uma caminhonete da SESAI também é ultililada diariamente por funcionários AISAN para levar água potável para casas de moradores onde a água não chega, para ter essa distribuição na casa o morador tem que ir na sede da liderança e deixar o nome em uma lista para assim os funcionários AISAN ir abastecer na casa do morador.
Lembrando que no dia 11 de janeiro os moradores indígenas chegaram a fechar a MS-156 em protesto pelo desabastecimento dos reservatórios e solicitando a criação de novos poços. Na ocasião, servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), de Campo Grande, órgão ligado ao Governo Federal, prometeu construir mais poços artesianos em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sanesul (empresa de saneamento).
