Com o clima seco, ventos fortes e uma nuvem de poeira provocaram prejuízo para quem estava de moto, bicicleta ou a pé e também aos moradores e comerciantes locais.

A ventania forte chegou na aldeia Jaguapiru nesta tarde de quinta-feira (14). Logo uma tempestade de poeira se formou e cobriu vários pedestres, ciclistas e motociclistas. Das janelas das casas, moradores registraram o avanço da tempestade. Casas ficaram cobertas pela poeira e comércios tiveram que baixar suas portas.
Dicas para reduzir ventos fortes e poeira dentro de casa
Em algumas épocas do ano, no período mais seco, sofremos bastante com os ventos e a poeira que mutas vezes é trazida por ele. Aqui na aldeia Jaguapiru, com ventos no período da manhã que se estende até meio dia. Em alguns pontos os ventos são mais fortes e intensos, pelo fato de não ter barreiras para amenizá-los, como as casas nas proximidades da serra ou em loteamentos mais distantes da cidade, onde ainda tem poucas edificações. Se você se interessou pelo assunto e quer saber o que fazer para diminuir a entrada dos ventos e da poeira.
PRIMEIRA DICA: Uma dica simples de se amenizar é com o uso de vegetações entre o muro e a edificação, de preferência uma árvore de médio a grande porte que irá funcionar como um filtro, reduzindo a quantidade de vento e poeira na edificação.
SEGUNDA DICA: Você sabia que as esquadrias que são utilizadas nas portas e janelas influenciam bastante na quantidade de ventos e poeira que vão entrar na edificação, além também de abafar os barulhos vindos do lado de fora?? Então dentre as mais utilizadas temos as esquadrias de alumínio e vidro temperado (blindex) que são de baixo custo, mas apresentam baixo isolamento acústico e não impedem a passagem dos ventos por completo. Já as esquadrias de PVC (são mais caras) pois não permitem a entrada dos ventos, poeira e água, além de ser termoacústica. Então vale a pena investir em esquadrias com um custo mais elevado para não sofrer no futuro.
