A primeira mulher eleita prefeita no Brasil foi Luiza Alzira Soriano, em 1928, na cidade de Lajes (RN). De lá pra cá, tivemos no país apenas uma presidente mulher.

Em Dourados no dia 22 de março às 18h será realizado o encontro organizado pelo partido do PSDB mulher MS 2024, com o intuito de incentivar o crescimento do protagonismo das mulheres dentro da política.
Estarão presentes no evento:
Cintia Ribeiro – presidente do PSDB mulher Nacional
Gabriela Cruz – presidente do Tucanafro Nacional
Lia Nogueira – Deputada Estadual/ presidente PSDB mulher MS
Mara Caseiro – Deputada Estadual/ vice presidente PSDB mulher MS
Monica Riedel – Primeira dama do MS
Fátima Azambuja – Ex primeira dama do MS
Marisa Serrano – Presidente de honra do PSDB mulher MS
O evento acontecerá na Associação comercial e empresarial, localizado na rua Joaquim Teixeira Alves, 1480 no centro de Dourados.
Cenário nacional
Desde o início do movimento sufragista brasileiro, as mulheres vêm buscando ampliar seu espaço no cenário político nacional. Inúmeros são os marcos históricos dessa trajetória. É o caso da própria conquista do direito ao voto, assegurado no Brasil em 24 de fevereiro de 1932, e do êxito de Luiza Alzira Soriano, primeira mulher a ser eleita prefeita, em 1928, na cidade de Lajes. Ainda, em 1996, o Congresso Nacional estabeleceu o sistema de cotas para incentivar os partidos políticos a incluírem mulheres em chapas eleitorais.
