A primeira mulher eleita prefeita no Brasil foi Luiza Alzira Soriano, em 1928, na cidade de Lajes (RN). De lá pra cá, tivemos no país apenas uma presidente mulher.

Foto:Divulgação

Em Dourados no dia 22 de março às 18h será realizado o encontro organizado pelo partido do PSDB mulher MS 2024, com o intuito de incentivar o crescimento do protagonismo das mulheres dentro da política.

Estarão presentes no evento:

Cintia Ribeiro – presidente do PSDB mulher Nacional

Gabriela Cruz – presidente do Tucanafro Nacional

Lia Nogueira – Deputada Estadual/ presidente PSDB mulher MS

Mara Caseiro – Deputada Estadual/ vice presidente PSDB mulher MS

Monica Riedel – Primeira dama do MS

Fátima Azambuja – Ex primeira dama do MS

Marisa Serrano – Presidente de honra do PSDB mulher MS

O evento acontecerá na Associação comercial e empresarial, localizado  na rua Joaquim Teixeira Alves, 1480 no centro de Dourados.

Cenário nacional

Desde o início do movimento sufragista brasileiro, as mulheres vêm buscando ampliar seu espaço no cenário político nacional. Inúmeros são os marcos históricos dessa trajetória. É o caso da própria conquista do direito ao voto, assegurado no Brasil em 24 de fevereiro de 1932, e do êxito de Luiza Alzira Soriano, primeira mulher a ser eleita prefeita, em 1928, na cidade de Lajes. Ainda, em 1996, o Congresso Nacional estabeleceu o sistema de cotas para incentivar os partidos políticos a incluírem mulheres em chapas eleitorais.