E um território de aproximadamente 16 mil km², eles se dividem em 14 aldeias, as chamadas “tekoas”, para juntos preservarem a  Mata Atlântica e seus costumes.

Terra Indígena Tenondé Porã- Foto: Divulgação

Mais de 2 mil indígenas fazem parte do povo Guarani Mbya, moradores da Terra Indígena Tenondé Porã, localizada no extremo sul da capital paulista, exatamente na divisa com São Bernardo do Campo, São Vicente e Mongaguá. A tekoa Tenondé Porã, também conhecida por aldeia da Barragem, é a aldeia com maior população Guarani Mbya no Brasil. Aproximadamente mil pessoas vivem nessa tekoa que, assim como a aldeia Krukutu, foi regularizada em 1987 com apenas 26 hectares, uma área extremamente pequena e que levou a uma concentração populacional desmedida e prejudicial ao modo de vida guarani.

Hoje, a aldeia conta com diversas estruturas como Escola Estadual Indígena, Posto de Saúde, Centro de Cultura e Educação Indígena (CECI), além de roças e espaços coletivos onde são desenvolvidos variados projetos relacionados ao fortalecimento da cultura guarani.