HU de Campo Grande enviou ofício ao MPMS e SESAU pedindo para que novos pacientes não sejam encaminhadas ao setor da instituição.

Maternidade do HU de Campo Grande enfrenta superlotação. — Foto: Reprodução

A maternidade do Hospital Universitário (HU) de Campo Grande enfrenta superlotação em todos os tipos de leitos. Mães são atendidas nos corredores da instituição em leitos improvisados. Vídeos de pacientes mostram a real situação do local.

A superlotação é sistêmica na Maternidade, Centro Obstétrico e Sal de Pré-parto do Hospital Universitário. Em nota, o HU informou que a lotação chegou ao máximo ainda no fim da semana passada.

De um total de 40 vagas disponíveis na Maternidade e na Sala de Pré-parto, o local possui 42 mães em atendimento nesta terça-feira (9).

5 recém-nascidos internados, sendo 3 necessitando de cuidados intensivos (UTIN) e 2 necessitando de cuidados intermediários (UCIN);
18 pacientes em pré-parto, sendo 8 pacientes em leitos extras;
36 pacientes em enfermaria da Maternidade (alojamento conjunto, tratamento clínico e cirúrgico, obstétrico e ginecológico), sendo 6 pacientes em leitos extras.

“A situação de superlotação na Maternidade tem sido comunicada à Central de Regulação diariamente, desde a última quinta-feira (04/04), no entanto, novas pacientes continuam sendo encaminhadas pela Regulação como Vaga Zero”, completa a nota enviada pelo HU.