Toda aldeia possui um local ao qual é dado a denominação de Cartão Postal. Na aldeia Jaguapiru, o cartão postal é uma poça de lama logo na entrada da aldeia.

A junção de nuvens carregadas, formando um céu cinza que anuncia a chuva, não é considerada um espetáculo da natureza digno da admiração dos moradores da aldeia jaguapiru. Ao observar as carregadas nuvens, a primeira preocupação de quem está em casa é o que irá acontecer na entrada da via principal, mais formação de muita lama.
Com a falta de manutenção na estrada, principalmente nos meses chuvosos, estas são perguntas que rondam a cabeça dos moradores frequentemente. Em dias de fortes chuvas, a precariedade da estrada fica ainda mais exposta.
“Fico triste em saber que “aquele barro” é o que nossa aldeia tem a oferecer como cartão postal a quem nos visita”. Disse um morador que trafega diariamente pelo local.
A passagem de pedestres e motoristas fica comprometida. Águas é lama, causando prejuízo à população, tanto para moradores quanto para visitantes.
