Apesar do nome poético, a ‘Lua Cheia Rosa’ não mudará de cor. É uma tradição que vem dos povos nativos dos Estados Unidos, que nomearam as luas cheias de acordo com as características sazonais de seu ambiente natural.

A primeira lua cheia da primavera (Foto: Salvatore_Melluso/CanvaPro)

Hoje, os céus brasileiros se preparam para um espetáculo celestial deslumbrante: a ‘Lua Cheia Rosa’. Este fenômeno, que captura a imaginação e a curiosidade de muitos, será visível assim que a Lua surgir no horizonte, por volta das 17h32 no horário de Brasília.

Apesar do nome poético, a ‘Lua Cheia Rosa’ não mudará de cor. O título é uma homenagem à flor Phlox subulata, também conhecida como rosa musgo, que floresce durante a primavera no Hemisfério Norte2. É uma tradição que vem dos povos nativos dos Estados Unidos, que nomeavam as luas cheias de acordo com as características sazonais de seu ambiente natural.

Para os entusiastas da astronomia, não há necessidade de telescópios ou binóculos; a beleza da Lua pode ser apreciada a olho nu. A recomendação é encontrar um local com pouca poluição luminosa, proporcionando uma visão clara do céu.

Embora não seja uma ‘superlua’, que ocorre quando a lua está no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, a ‘Lua Cheia Rosa’ promete ser um espetáculo para todos que olharem para o céu nesta noite especial1. É um lembrete da constante maravilha que o universo oferece e um convite para pausar e refletir sobre a vastidão que nos rodeia.

Então, prepare-se para olhar para cima e testemunhar a magia da ‘Lua Cheia Rosa’, um fenômeno que une as pessoas sob o mesmo céu estrelado, independentemente de onde estejam no Brasil.