Os participantes vão desfilar com trajes típicos de suas respectivas culturas indígenas, representando o povo Guarani, Terena e Kaiowá.

Neste sábado (27) acontece a 12ª Edição do concurso Miss e Mister Indígena de Dourados. O evento da grande final será realizada na Escola Municipal Tengatuí Marangatu, na Aldeia Jaguapiru, a partir das 19 horas e conta com um júri qualificado.
Os participantes vão desfilar com trajes típicos de suas respectivas culturas indígenas, representando o povo Guarani, Terena e Kaiowá, indígenas residentes na maior Reserva Indígena do Brasil em população, com cerca de 18 mil habitantes.
Especificamente nessa edição, os trajes típicos foram produzidos pelos próprios candidatos, em oficinas oferecida pela organização, os quais forma contemplados na Lei Paulo Gustavo Municipal, intitulada Ñañemonde Porã ( Nos vestindo bem) as roupas típicas que inclui as vestimenta tradicionais,acessórios e pinturas corporais que representam a identidade étnica e cultural de cada concorrente, foi pensada após cada um deles terem escutas com anciões indígenas de cada etnia. Durante o mês de abril, são disponibilizados nas redes sociais do evento, informações, fotos e vídeos de cada concorrente, eles tem a oportunidae de se apresentar, falar o porque querem ser Miss ou Mister Indígenas de Dourados, e também podem falar em sua língua materna, com a garantia de tradução para os que não conhecem a língua indígena.
Ao final do evento, são coroados os vencedores do concurso, tanto para a categoria de Miss quanto para a de Mister Indígena. Além das faixas, os vencedores recebem prêmios simbólicos e a oportunidade de representar suas comunidades em eventos culturais, sociais e ambientais. O concurso Miss e Mister Indígena de Dourados-MS, serve como uma plataforma para promover a conscientização sobre questões importantes que afetam as comunidades indígenas, como direitos territoriais, preservação ambiental, saúde e educação. Em suma, um concurso de Miss e Mister Indígena é mais do que apenas uma competição de beleza; é uma oportunidade de destacar e honrar as tradições, valores e contribuições das comunidades indígenas para a sociedade.
