O ofício será entregue ao MPF com pedido de ressarcimento do valor gasto para o show do sanfoneiro Gersão que foi cancelado duas vezes na aldeia Bororó.

Capitão Reinaldo Arevalo da aldeia Bororó – Foto: Divulgação/ Redes sociais

O jornal The Time Jaguapiru teve a resposta nesta tarde de segunda – feira (13) do capitão Reinaldo Arevalo da aldeia Bororó, sobre os dois cancelamentos do show do sanfoneiro Gersão.

Reinaldo Arevalo disse que irá emitir um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) onde solicitará um ressarcimento do valor gasto em dois eventos, sendo um no mês de Abril na semana dos povos indígenas e outro neste último sábado (11) em comemoração ao dia das mães.

Em troca a liderança cobra para tirar um trator que está na oficina, em todo o estado a secretária da Cidadania realizou 19 eventos em várias aldeias sendo 18 com realizada com sucesso, exceto na aldeia Bororó.

Ao todo foram gastos R$ 520 mil para realizar todos os eventos em comemoração à semana dos povos indígenas. Na aldeia Bororó os responsáveis eram liderança e a subsecretária de Estado de Políticas para os Povos Originários, e contou com o apoio  Municipal da cidade de Dourados que auxílio na iluminação do evento.

Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Povos Originários

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Povos Originários, é subordinada a  Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura – SETESC.  De acordo  com a Lei nº 6.035, de 26 de dezembro de 2022, que reorganizou a estrutura básica do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso do Sul compete a Subsecretaria:

I – a elaboração e a execução de políticas e de diretrizes governamentais para o fomento e o desenvolvimento de programas, projetos e de atividades de integração das ações voltadas à população indígena;

II – a realização de estudos, de debates e de pesquisas sobre as condições de vida da população indígena sul-mato-grossense, a fim de promover a inclusão social.

A Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, pasta ligada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), realizou “aldear” os espaços públicos estaduais durante o mês de abril, em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas.