A Missa Solene será realizada às 15h, em frente à Catedral, na praça Antônio João, finalizada com a procissão sob os tapetes e encerrando com adoração e benção.

Tradicional tapete montado na parte central de Dourados – Foto: Divulgação

O Corpus Christi, ou “Corpo de Cristo”, uma das celebrações mais importantes do calendário católico, é comemorado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, ou seja, 60 dias após a Páscoa. A festa litúrgica celebra o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Em Dourados, nesta quinta- feira (30) todas as paróquias e capelas estão participando da confecção dos tapetes para a procissão. Nela, o Santíssimo Sacramento passa pelas ruas do centro abençoando as pessoas.

A Missa Solene será realizada às 15h, em frente à Catedral, na praça Antônio João, finalizada com a procissão sob os tapetes e encerrando com adoração e benção.

História e Significado
A origem do Corpus Christi remonta ao século XIII. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, após ser influenciado por visões de Juliana de Mont Cornillon, uma freira agostiniana da Bélgica. Juliana acreditava que faltava uma celebração dedicada ao sacramento da Eucaristia. Em 1246, o bispo de Liège, sob a orientação de Juliana, foi o primeiro a decretar a celebração da festa na sua diocese. Após a morte do bispo, a celebração se espalhou para outras regiões. Urbano IV, com a bula “Transiturus”, oficializou a festa para toda a Igreja.


A procissão de Corpus Christi, uma das práticas mais características dessa celebração, é realizada em diversos países. No Brasil, a tradição de decorar as ruas com tapetes de serragem colorida, flores e outros materiais é uma marca registrada das festividades.