Segundo o código penal brasileiro, saquear cargas tombadas em estradas é ilegal, configurando crime de furto. O crime prevê pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa.

Uma multidão aparece em vídeos pegando os porcos – Foto: Reprodução / whatsapp

Após um caminhão carregado com mais de 160 porcos tombar, no anel viário Norte em Dourados, parte da carga de suínos foi saqueada ao longo de toda segunda-feira (3). Vídeos mostram pessoas reunidas e próximas ao local do acidente para pegar os animais. Em vários vídeos compartilhados em grupos do whatsapp, também é possível ver viaturas da Polícia Militar Rodoviária (PMR).

A assessoria de imprensa da corporação informou sobre a ocorrência. “A equipe estava atendendo inicialmente ao socorro do motorista que estava ferido. Populares aproveitaram para furtar alguns animais”, detalhou o capitão Kleber de Souza Oliveira.

No vídeo é possível ouvir grunhidos dos porcos, moradores arrastando os animais pelas patas e algumas outras pessoas correndo atrás dos animais . Durante uma filmagem, um homem dá risada da situação e fala: “Liberou o churrasco”.

A PMR permaneceu no local ao longo de toda a segunda-feira para dar suporte na remoção dos animais vivos e mortos, como também para a retirada do caminhão. O veículo só foi removido do rodoanel durante a noite, com ajuda de guinchos.

Pelo menos 16 suínos morreram em decorrência do acidente e o trânsito no local foi interditado durante toda a segunda-feira.

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram ao local do acidente. Para conter o calor e evitar que outros animais morressem, os oficiais jogaram água nos porcos para amenizar a temperatura. A máxima, em Dourados, era de 31 °C.

O motorista do caminhão teve que ser socorrido e foi levado ao Hospital da Vida, na cidade. Segundo apurado no local do acidente, os porcos foram carregados em um distrito de Itaporã e iam ser descarregados em Dourados, cidade vizinha.

De acordo com o motorista da carreta, os porcos iam ser levados a um frigorífico, em Dourados. A Polícia Civil deve investigar se o peso excessivo no caminhão influenciou no acidente.