Segundo o código penal brasileiro, saquear cargas tombadas em estradas é ilegal, configurando crime de furto. O crime prevê pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa.

Após um caminhão carregado com mais de 160 porcos tombar, no anel viário Norte em Dourados, parte da carga de suínos foi saqueada ao longo de toda segunda-feira (3). Vídeos mostram pessoas reunidas e próximas ao local do acidente para pegar os animais. Em vários vídeos compartilhados em grupos do whatsapp, também é possível ver viaturas da Polícia Militar Rodoviária (PMR).
A assessoria de imprensa da corporação informou sobre a ocorrência. “A equipe estava atendendo inicialmente ao socorro do motorista que estava ferido. Populares aproveitaram para furtar alguns animais”, detalhou o capitão Kleber de Souza Oliveira.
No vídeo é possível ouvir grunhidos dos porcos, moradores arrastando os animais pelas patas e algumas outras pessoas correndo atrás dos animais . Durante uma filmagem, um homem dá risada da situação e fala: “Liberou o churrasco”.
A PMR permaneceu no local ao longo de toda a segunda-feira para dar suporte na remoção dos animais vivos e mortos, como também para a retirada do caminhão. O veículo só foi removido do rodoanel durante a noite, com ajuda de guinchos.
Pelo menos 16 suínos morreram em decorrência do acidente e o trânsito no local foi interditado durante toda a segunda-feira.
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram ao local do acidente. Para conter o calor e evitar que outros animais morressem, os oficiais jogaram água nos porcos para amenizar a temperatura. A máxima, em Dourados, era de 31 °C.
O motorista do caminhão teve que ser socorrido e foi levado ao Hospital da Vida, na cidade. Segundo apurado no local do acidente, os porcos foram carregados em um distrito de Itaporã e iam ser descarregados em Dourados, cidade vizinha.
De acordo com o motorista da carreta, os porcos iam ser levados a um frigorífico, em Dourados. A Polícia Civil deve investigar se o peso excessivo no caminhão influenciou no acidente.
