Um grupo de 166 pessoas já votaram, somando 1.064 votos no questionário, à margem de erro é de 1 ponto para mais ou para menos. Incluindo pessoas com nomes incompletos, apelidos, votando mais de uma vez, a pesquisa tem 100% de transparência.

Na reserva indígena de Dourados teve início ontem (11) uma pesquisa inédita de intenção de votos em um primeiro cenário voltado para os pré-candidatos a vereador do grupo pró-RID, e teve uma participação grande da população indígena na pesquisa, que demonstraram interesse em votar nos candidatos indígenas.
Foram apresentados como pré -candidatos a vereadores de Dourados do grupo pró-RID do partido PSB neste primeiro cenário:
1 Neco
2 Gaudêncio
3 Rosi da saúde
4 Dedê bode
5 Jussara marques
6 professor Aguilera
7 Lilão
8 Clóvis do bororó
9 Zezão
10 Dr wilson Matos.
Um grupo de 166 pessoas já votaram, somando 1.064 votos no questionário via internet, e 6 pessoas participaram do questionário presencial, à margem de erro é de 1 ponto para mais ou para menos. Incluindo pessoas com nomes incompletos, apelidos, votando mais de uma vez.
Apesar de amplamente discutida, a pesquisa de intenção de votos têm sido alvo cada vez maior de ceticismo por uma parcela significativa da população indígena que por nunca ter participado diretamente de uma pesquisa de intenção de votos, que critica os resultados e desconfia da capacidade de se chegar a conclusões sobre a preferência de cada eleitor em entrevistas selecionadas.
Será realizado um segundo cenário sem os pré – candidatos do grupo pró-RID, apenas com aqueles pré – candidatos que estejam disponíveis para colocar seus nomes no questionário da pesquisa, e um terceiro cenário com os pré -candidatos do grupo pró-RID juntamente com os pré -candidatos fora do grupo pró-RID.
A falta de conhecimento sobre a real finalidade dos levantamentos, a metodologia por trás dos trabalhos e conceitos fundamentais do mundo da estatística contribuem para esse quadro.
Essa pesquisa, que tem por objetivo verificar as intenções de voto dos pré- candidatos a vereador em três cenários espontâneo (quando nomes de candidatos não são apresentados pelo entrevistador) e estimulado (quando o entrevistador apresenta nomes ao eleitor) em simulações de primeiro, segundo e terceiro cenários.
O levantamento costuma trabalhar com amostra, que são pequenos grupos representativos da totalidade da população estudada. Também é comum que verifique, nesta mesma pesquisa, a rejeição de candidatos entre os eleitores, o nível de conhecimento da população sobre os nomes dos postulantes aos cargos em disputa e a percepção sobre temas específicos que impactem o processo eleitoral.
Margem de erro
Todas as pesquisas eleitorais, por serem feitas com técnicas de amostragem, devem apresentar estimativas de margens de erro. Tal instrumento existe porque os levantamentos não são feitos com toda a população, mas com uma pequena porção dela, e exatamente essa representação pode conter imprecisões.
