Os dados são do Programa de BDQueimadas, do Inpe. Veja o ranking de focos de incêndio entre os dias 1º e 19 de junho entre os países da América do Sul.

O Brasil lidera o número de focos de incêndio entre os países da América do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A explosão dos incêndios no Pantanal levou à liderança do país no ranking de queimadas, neste mês de junho.
Os dados são do Programa de BDQueimadas, do Inpe. Veja o ranking de focos de incêndio entre os dias 1º e 19 de junho entre os países da América do Sul:
1°- Brasil: 7214 focos;
2°- Paraguai: 2334 focos;
3°- Bolívia: 1935 focos;
4°- Argentina: 1446 focos;
5°- Peru: 335 focos.
Do dia 1º a 19 de junho deste ano, os focos de incêndio cresceram 2951% no Pantanal, se comparados com o mesmo período de 2023. Entre os biomas brasileiros, o Pantanal é o que teve maior crescimento percentual de queimadas em junho deste ano.
No bioma presente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as chamas são esperadas anualmente. Entretanto, os eventos climáticos adversos, a seca severa e a estiagem expuseram a planície ao fogo mais cedo em 2024.
