Croácia sai na frente com gol de Modric após ter pênalti defendido por Donnarumma; A 10 segundos do fim, Itália empata o jogo no último lance e sela a classificação.

Modric da Croácia x Jorginho da Itália – Foto: Reprodução

A Euro 2024 viveu um dos grandes capítulos da própria trajetória. Em embate emocionante, o empate foi em 1 x 1 entre Itália e Croácia, nesta segunda-feira (24/6), na Leipzig Arena, esteve a segundos de terminar com desfecho distinto.

Lanterna do Grupo B da Euro 2024, a equipe xadrez chegou ao último compromisso da fase de grupos com a necessidade de vencer a Itália, por qualquer placar, para carimbar uma vaga nas oitavas de final. Qualquer resultado de igualdade daria o direito à equipe de Luciano Spalletti de avançar. Na pressão, respondeu.

Após primeira etapa sonolenta de ambos os lados, e com milagres dos goleiros Donnarumma e Livakovic nas escassas chances ofensivas, os croatas brilharam na segunda etapa. Em postura mais agressiva, tanto a nível defensivo quanto no ataque, foram premiados com postura má colocada de Frattesi na área italiana. O meio-campista da Azzurra colocou a mão na ‘gorducha’ ao tentar bloquear chute adversário.

E foi aí que a emoção se instaurou. No canto inferior esquerdo, Donnarumma defendeu a cobrança de um frustrado Luka Modric. Ainda com a bola em jogo, Stanisic proferiu lançamento na área e encontrou Budimir. A cabeçada de Budimir trouxe consigo a necessidade de outro milagre do arqueiro italiano.

O goleiro de 1,96 mergulhou o mais rápido que pôde para fazer outra defesa de destaque. Ele, porém, não contava com a presença do pequeno capitão croata. Em mais uma sobra, Modric inaugurou o marcador e decretava a vitória e a classificação xadrez. A conjuntura dos fatos naquele momento rendia uma verdadeira ascensão à Croácia. Estava garantindo a classificação. No futebol, no entanto, um jogo só termina quanto, de fato, termina.