Além disso, o fácil acesso a armas de fogo nos EUA aumenta o potencial de violência em situações de alta tensão política.

Donald Trump ferido na orelha – Foto: Reprodução

O incidente ocorreu durante um comício que reunia cerca de 15 mil pessoas, conforme estimativa do Partido Republicano. O atirador, que foi morto pelas forças de segurança, disparou provavelmente do segundo andar de um prédio próximo ao local do evento. Apesar de estar fora do perímetro de segurança, a distância relativamente pequena tornou o ataque perigosamente preciso.

Imediatamente após o atentado, Trump demonstrou uma reação desafiadora, levantando o punho e gritando ‘fight, fight’ (lutem, lutem). Posteriormente, ele se manifestou em sua rede social, Truth Social, e abordou o tema como violência política.

Além disso, o fácil acesso a armas de fogo nos EUA aumenta o potencial de violência em situações de alta tensão política.

Reações nos EUA
Na sequência do atentado, o Presidente cessante norte-americano, Joe Biden, afirmou que “não há lugar para este tipo de violência” no país, depois de o seu adversário republicano ter sido ferido durante o tiroteio no comício eleitoral. “Temos de nos unir como uma nação para a condenar”, disse o democrata Joe Biden.

O pré-candidato às presidenciais pelos democratas também afirmou que estava grato por saber que o seu opositor político,Trump, estava bem e em segurança, acrescentando que “a rezava por ele e pela sua família e por todos os que estavam no comício, enquanto aguardava-se mais informações”.