O russo cresceu com um direto no rosto, que fez Alex sentir. Ele partiu para cima, enquanto o campeão recuou para respirar e girar.

Russo mandou um direto no rosto, que fez Alex sentir – Foto: Reprodução

Dessa vez não chamou! Alex Poatan teve sua luta mais difícil nos meio-pesados (até 93kg.) e perdeu o cinturão para Magomed Ankalaev no UFC 313, evento realizado neste sábado (93kg.). O brasileiro defendeu as quedas do russo, mas encontrou dificuldades para lidar com o estilo do rival em pé e foi derrotado na decisão unânime dos juízes.

Ankalaev cumpriu a promessa de destronar Poatan. O russo chega ao topo do mundo em sua segunda tentativa e aumenta a sequência para 14 lutas sem perder.

Ankalaev surpreende com jogo em pé e vence Poatan por pontos

A primeira iniciativa foi de Poatan, que repetiu seguidas vezes chutes na perna de Ankalaev. Alex entrou com um soco e errou, Magomed tentou um chute alto em resposta, logo bloqueado. A luta era estudada, sem grandes riscos para ambos. Na reta final, o russo tentou uma queda, que foi bem defendida pelo brasileiro.

No corner, o pedido de Glover Teixeira era para que Poatan trabalhasse o chute baixo, que já era sentido por Ankalaev. O desafiante, no retorno para o segundo round, trabalhou um bom chute frontal, que impulsionou o brasileiro. O russo cresceu com um direto no rosto, que fez Alex sentir. Ele partiu para cima, enquanto o campeão recuou para respirar e girar. Um novo golpe entrou mais uma vez. O brasileiro ficou acuado na grade e o assalto terminou.

Na terceira parcial, Ankalaev encurralou Poatan e tentou uma queda, que foi negada. Ele seguiu pra frente, enquanto o brasileiro mostrava postura defensiva. Alex, então, passou a trabalhar mais os golpes e teve bons momentos nos contragolpes.

O início do quarto assalto foi, justamente, o que se esperava de Ankalaev. Automaticamente já grudou em Poatan junto à grade para tentar uma queda. O brasileiro, contudo, esteve muito bem na defesa e negava todas as tentativas. O árbitro Marc Goddard interrompeu e voltou em pé. O brasileiro, em pé, já parecia mais cansado, enquanto o russo insistia na pegada junto à grade.

Ankalaev acertou um cruzado forte no quinto round, mas Poatan nem balançou. O brasileiro tinha postura mais agressiva, queria trabalhar mais golpes. E conseguiu. Com chutes arrasadores, Alex conseguiu acertar o rosto do russo, que sentiu.

Resultados do UFC 313
CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado (até 93 kg): Magomed Ankalaev derrotou Alex Poatan na decisão unânime dos juízes (49-46, 48-47, 48-47) – luta pelo cinturão

Peso leve (até 70,3 kg): Justin Gaethje derrotou Rafael Fiziev na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3 kg): Ignacio Bahamondes finalizou Jalin Turner com um triângulo aos 2m29seg. do R1

Peso palha (até 52,1 kg): Amanda Lemos derrotou Iasmin Lucindo por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3 kg): Mauricio Ruffy derrotou King Green por nocaute aos 2m07seg do R1

CARD PRELIMINAR 

Peso mosca (até 56,7 kg): Joshua Van derrotou Rei Tsuruya por decisão unânime dos juízes (30-27,30-27, 30-27)

Peso médio (até 83,9 kg): Brunno Hulk finalizou Armen Petrosyan com uma chave de braço aos 4m27seg. do R2

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Carlos Leal derrotou Alex Morono por nocaute técnico (socos) a 4min16s do R1

Peso pena (até 65,7 kg): Mairon Santos derrotou Francis Marshall por decisão dividida dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)

Peso médio (até 83,9 kg): Ozzy Diaz derrotou Djorden dos Santos na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)