A investigação teve início em 2024, após informações indicarem que um policial penal teria facilitado a entrada de drogas e celulares no Presídio Estadual de Dourados/MS.

Agentes na penitenciária de Dourados, maior presídio de MS. Foto: Arquivo

A edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (13) traz a designação do policial penal Elias Costa Gomes para ocupar a função de diretor da Penitenciária Estadual de Dourados, em substituição ao policial penal Leoney Martins Duarte Barbosa, que estava no cargo interinamente na função de interventor, mantendo a direção do Instituto Penal de Campo Grande. O novo diretor atuava como diretor da Penitenciária Estadual da Gameleira II, em Campo Grande.

As designações acontecem um mês após deflagrada a Operação Sátrapa, com objetivo de apurar irregularidades cometidas na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), resultando no afastamento do ex-diretor da unidade penal Rangel Schveiger.

O que aconteceu

A investigação teve início em 2024, após informações indicarem que um policial penal teria facilitado a entrada de drogas e celulares no Presídio Estadual de Dourados/MS. O servidor foi preso em flagrante em julho do ano passado, transportando aproximadamente 1,5 kg de entorpecentes para o interior da unidade prisional.

Durante as diligências, surgiram indícios da participação de policiais penais em um homicídio ocorrido dentro do presídio. Um interno, suposto integrante de organização criminosa, teria ordenado o crime.

Outra mudança

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) também efetuou a troca em unidades de Rio Brilhante. O então diretor do Estabelecimento Penal Masculino, Evandro Luis Mota de Oliveira, deixou a função para agora responder pela direção da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, na capital, em substituição ao policial penal Elias. No Estabelecimento Penal de Rio Brilhante assume o policial penal Alcir Ivam da Silva.

O Diário Oficial também traz as designações de servidores para atuarem como adjuntos: Edmilson Rodrigues Horácio (Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I) e Ivan Gomes Plácido (Penitenciária Estadual de Dourados). As mudanças são a contar da data de publicação.