Um seminário será realizado no dia 12 de Abril, na parte da manhã, o local ainda será definido, após isso um convite será enviado nos grupos de whatsapp.

Professores indígenas Guarani e Kaiowá durante reunião na escola estadual Estadual Guateka – Foto: Reprodução/ Valdinei Garcia

A Escola Estadual Indígena Guateka Marçal de Souza na aldeia Jaguapiru foi palco de um encontro histórico na manhã deste sábado (21), com a realização da primeira reunião de professores indígenas Guarani e Kaiowá. A organização, que conta com a parceria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), teve como objetivo principal discutir e organizar a sua autonomia dos profissionais da educação indígena.

A iniciativa visa fortalecer a luta por direitos e garantir a capacitação e uma organização melhor dos  professores Guarani e Kaiowá. A organização jurídica é um passo fundamental para assegurar o reconhecimento e a valorização da educação escolar indígena, que desempenha um papel crucial na preservação da cultura e da língua desses povos.

” Muitas das vezes vão nos representar sem que agente nem saiba, por isso temos que nos organizar”. Disse o professor Aguilera de Souza.

O objetivo dessa primeira reunião é trabalhar a política dos Guarani e dos Kaiowá. ” Se não somos nós, Guarani e Kaiowá quem vai falar por nós?”, questionou Teodora de Souza. ” Não apenas como educadores , mas como povos “. Finalizou Teodora.

Os professores indígenas Guarani e Kaiowá querem promover suas próprias atividades como eventos, capacitação e palestrantes sem a necessidade de chamar um palestrante de fora. Com isso, um seminário será realizado no dia 12 de Abril, na parte da manhã, o local ainda será definido após isso um convite será enviado nos grupos de whatsapp.

Pontos Chave da Reunião:

O encontro busca valorizar o papel dos professores indígenas na preservação da cultura e da língua Guarani e Kaiowá. Essa iniciativa contribui para a construção de uma educação escolar indígena mais forte e valorizada.

Organização Jurídica: Discussão sobre a importância da organização jurídica para a defesa dos direitos dos professores indígenas.
Parceria com a UFGD: A Universidade Federal da Grande Dourados se coloca como parceira nesse processo de organização, oferecendo suporte técnico e jurídico.
Fortalecimento da Educação Indígena: A organização jurídica dos professores é vista como um passo fundamental para o fortalecimento da educação escolar indígena.