O atual campeão foi até ao Chile e saiu de lá sem os três pontos. E já iniciando sua jornada com derrota.

Atual campeão da América, o Botafogo iniciou a campanha da defesa do título com derrota: 1 a 0 para a Universidad de Chile, em Santiago, nesta quarta (2). O Glorioso até iniciou bem o jogo e dominou o primeiro tempo. Sem concluir bem os lances, o time de Renato Paiva caiu de rendimento após o intervalo e Di Yorio marcou o gol da vitória da La U.
A situação do Grupo A
Com os resultados da primeira rodada da Libertadores, o Grupo A tem o Estudiantes-ARG como líder por ter saldo de gols melhor do que a Universidad de Chile.
Na próxima terça (8), pela segunda rodada da chave, o Botafogo recebe o Carabobo no Nilton Santos. Estudiantes e La U se enfrentam na Argentina.
Domínio e poucas chances
Repetindo o que fez diante do Palmeiras, no Allianz Parque, o Botafogo não se intimidou com as arquibancadas lotadas de chilenos e impôs seu ritmo de jogo no Estádio Nacional.
Na proposta de jogo de Renato Paiva, o time terminou a primeira etapa com 62% de posse de bola e dominou as ações ofensivas, mas não conseguiu criar grandes chances.
Os jogadores tiveram liberdade para trocar de posições, e Santi e Patrick de Paula foram os mais participativos. A melhor chance veio em chute de Igor Jesus após passe do uruguaio, aos 27.
La U quase inofensiva
A Universidad, sem encaixar a marcação alta tampouco na proteção à área, quase não foi ao ataque. A única oportunidade veio em contra-ataque, aos 12, mas Altamirano chutou para fora.
Tudo muda após o intervalo
Com as entradas de Poblete e Guerra, Gustavo Álvarez ajeitou a equipe e mudou o cenário da partida. A La U passou a dominar o jogo, encontrando espaços para contra-atacar.
Aos nove, John já fez uma defesaça em cabeçada de Di Yorio, que estava impedido. Aos 14, o contra-ataque terminou com o camisa 18 livre, na área, finalizando na saída de John: 1 a 0!
Erros na hora da decisão
A partida ficou aberta a partir do gol, mas os dois times erraram demais na hora de finalizar ou no passe decisivo. Paiva alterou o ataque quase por inteiro, mas pouco mudou.
Valorizando cada falta sofrida, tiro de meta e paralisação, a Universidad administrou a vantagem sem ser pressionada pelo Botafogo, que não encontrou respostas em campo.
Os minutos finais tiveram mais trocas de empurrões e faltas do que bola rolando. Aos 50 minutos, Igor Jesus foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo.
