Além dos parlamentares, a lista de autoridades que compõem a comitiva inclui os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Dois parlamentares de Mato Grosso do Sul integram a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que irá para o funeral do papa Francisco, na Itália. A senadora Soraya Thronicke (Podemos), o deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) e outras 16 autoridades embarcaram na noite de ontem (24). De acordo com o deputado Dagoberto Nogueira, a presença das autoridades “em um dos eventos mais simbólicos da atualidade”, reforça o papel do Brasil nos espaços de diálogo inter-religioso e diplomático.
“É uma honra e uma responsabilidade representar nosso estado em um momento de tamanha relevância para a história contemporânea. O Papa Francisco foi um exemplo de humanidade, empatia e paz. Participar dessa despedida é também prestar nosso respeito em nome de milhares de brasileiros que se inspiraram em sua trajetória”.
O funeral do papa Francisco está previsto para o próximo sábado (26). Jorge Mario Bergoglio faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, após um acidente vascular cerebral (AVC) e em decorrência de uma insuficiência cardíaca, informou o Vaticano.
Além dos parlamentares, a lista de autoridades que compõem a comitiva inclui os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Veja a lista completa das autoridades:
Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal;
Embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública;
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e Cidadania;
Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado;
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara;
Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
Senadora Leila Barros (PDT-DF);
Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
Deputado Luis Tibé (Avante-MG);
deputado Odair Cunha (PT-MG);
Deputado Padre João (PT-MG);
Deputado Reimont (PT-RJ);
Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
Deputada Professora Goreth (PDT-AP);
Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente.
Funeral do papa Francisco
O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco será às 5h de sábado (26), 10h no horário local de Roma.
Segundo o Vaticano, às 5h de sábado (no horário de Brasília) será celebrada a Santa Missa Exequial do papa Francisco na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Após a missa fúnebre, o corpo do pontífice seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.
A Missa Exequial é uma celebração litúrgica católica realizada por conta do falecimento de uma pessoa e durante o funeral. O rito está previsto no livro “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, que determina as cerimônias fúnebres do pontífice.
