Cada um deles conta com infraestrutura completa, incluindo cerca, caixa d’água, bomba e painel solar, elementos essenciais para assegurar questões básicas de saúde.

As comunidades indígenas de Retomada em Dourados têm um motivo a mais para comemorar: a chegada de novos poços artesianos que estão garantindo o acesso à água potável para mais famílias. A celebração ocorreu na segunda-feira (9), com a presença da Ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sonia Guajajara, e do secretário executivo do MPI, Eloy Terena. A visita da ministra ocorreu em Retomadas Guarani e Kaiowá nas proximidades da Reserva Indígena de Dourados (RID), onde o MPI, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem implementado uma série de iniciativas para combater a severa escassez de água que afeta essas comunidades historicamente.
“Eu fico muito feliz de vir aqui hoje e a gente poder abrir uma torneira e ter uma água boa, uma água limpa para vocês. Eu sei que no ano passado teve uma batalha muito grande aqui para lutarem pela água. A gente viu o apelo de vocês e agimos rapidamente para dar uma resposta”, afirmou a ministra Sonia Guajajara, referindo-se ao repasse de R$ 575 mil à UFGD para a perfuração de 20 poços.
Dos 20 poços planejados, 18 já foram perfurados, e 15 estão totalmente operativos. Cada um deles conta com infraestrutura completa, incluindo cerca, caixa d’água, bomba e painel solar, elementos essenciais para assegurar questões básicas de saúde, dignidade e sobrevivência para as famílias indígenas.
A articulação do MPI para garantir uma solução definitiva para o problema da água nas comunidades Guarani e Kaiowá segue a todo vapor. “Nós também articulamos, junto à bancada parlamentar aqui do estado, um valor de R$ 53 milhões para que a gente possa construir de forma estrutural uma solução que possa resolver a questão da água aqui na região”, complementou a ministra.
A iniciativa representa um passo fundamental na garantia de direitos básicos e na melhoria das condições de vida das comunidades indígenas de Dourados, reiterando o compromisso do governo federal com a causa dos povos originários.
