A Defesa Civil recomenda que a população redobre os cuidados: beber bastante líquido, evitar esforços físicos nos horários mais secos do dia e não se expor diretamente ao sol nas horas mais quentes.

O frio voltou a marcar presença em Dourados, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Guia Clima da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a temperatura mínima registrada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (18) foi de 5,4 °C. Apesar da queda nos termômetros, outro dado chama atenção: a ausência de chuvas significativas há 31 dias. A estiagem prolongada mantém o município sob alertas de baixa umidade, emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Os últimos avisos do Inmet indicam grau de severidade de “perigo potencial”, com previsão de umidade relativa do ar entre 30% e 20%, faixa considerada crítica para a saúde. Entre os principais riscos estão o aumento do desconforto físico e o risco, ainda que baixo, de incêndios florestais.
A previsão indica que o tempo seco deve continuar no fim de semana, com oscilações na temperatura. No sábado (19), os termômetros devem variar entre 10 °C e 26 °C. Já no domingo (20), a mínima prevista é de 14 °C, com máxima de 29 °C.
