O arcebispo também alertou para os riscos de atividades que exigem esforço físico e emocional intenso, mesmo quando acompanhadas por profissionais.

Arcebispo Dom Dimas fala sobre grupo Legendários. — Foto: Divulgação

O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, recomendou que fiéis católicos não participem do movimento Legendários. A orientação está em uma carta assinada em 18 de julho e divulgada nesta quinta-feira (24).

Dom Dimas afirma que, apesar de o grupo abordar temas importantes, “a prática e visão teológica não estão alinhadas com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana”.

“Sua proposta espiritual não está em comunhão com os meios católicos ordinários de santificação e formação cristã, como os sacramentos, o magistério da Igreja e a vida comunitária paroquial, de modo que não se configura como expressão autêntica da espiritualidade católica”, consta na carta.

O arcebispo também alertou para os riscos de atividades que exigem esforço físico e emocional intenso, mesmo quando acompanhadas por profissionais. Em junho de 2025, um homem morreu após passar mal durante uma trilha organizada pelo grupo, em Mato Grosso.

Dom Dimas reforçou que o movimento não é promovido por paróquias ou lideranças da Igreja e desaconselhou a participação de qualquer fiel