As autoridades reforçam o alerta: até sábado, o risco é de incêndios devido ao calor intenso e à baixa umidade. A partir de domingo, a atenção deve se voltar para os temporais, com possibilidade de alagamentos, descargas elétricas e rajadas de vento.

Rodovia MS 156 entre Dourados e Itaporã – Foto: Reprodução / Valdinei Garcia

O último fim de semana do inverno promete extremos em Mato Grosso do Sul. Entre sexta-feira (19) e sábado (20), o tempo será de sol forte e ar seco em todas as regiões, com temperaturas que podem chegar a 40°C, especialmente no Pantanal e no sudoeste do Estado. A umidade relativa do ar deve cair para níveis críticos, entre 10% e 30%, aumentando o risco de incêndios florestais e exigindo cuidados redobrados com a saúde. Em Dourados, a variação será de 22°C a 38°C. No extremo sul, as mínimas ficam entre 18°C e 24°C, com máximas de até 37°C. No bolsão, leste e norte, os termômetros registram entre 19°C e 26°C nas mínimas e até 38°C nas máximas. Ventos fortes vindos do quadrante norte devem soprar com rajadas acima dos 60 km/h.

Virada no domingo
O cenário começa a mudar no domingo (21), quando uma frente fria avança pelo Estado. O dia ainda será de calor, mas a partir da tarde as instabilidades aumentam, trazendo chuva, temporais e risco de ventos fortes, raios e até queda de granizo em áreas isoladas. Os acumulados de chuva podem passar dos 40 mm em 24 horas, principalmente no centro-sul.

Na segunda-feira (22), data que marca a chegada da primavera, a frente fria derruba as temperaturas. As mínimas devem chegar a 14°C em Dourados e 12°C no extremo sul, com máximas que não passam de 27°C nessas regiões. Em Campo Grande, a variação será de 17°C a 29°C, com ventos mudando para o quadrante sul.

As autoridades reforçam o alerta: até sábado, o risco é de incêndios devido ao calor intenso e à baixa umidade. A partir de domingo, a atenção deve se voltar para os temporais, com possibilidade de alagamentos, descargas elétricas e rajadas de vento que podem causar transtornos.