Mais de mil pessoas ficaram desalojadas na cidade e abrigos emergenciais começaram a ser montados com o apoio das cidades vizinhas.

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse neste sábado (08) que a cidade terá que ser reconstruída após a passagem de um tornado. Na região, seis pessoas morreram e pelo menos 750 ficaram feridas, segundo o Governo do Estado. Cinco mortes foram registradas m Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, município vizinho.
Cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu, que tem 14 mil habitantes, ficou destruída, de acordo com a Defesa Civil. O tornado que atingiu a cidade nesta sexta-feira (07) alcançou o índice EF3, numa escala que vai até cinco, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar). Os ventos chegaram a 250 km/h.
O governo do estado decretou luto oficial de três dias em todo o Paraná e estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. Com isso, o governo estadual pode adotar procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal para a cidade.
