A construção dos Pórticos é um passo importante para a sinalização e valorização do território indígena, e agora terá a marca eterna da criatividade dos estudantes da Escola Guateka.

Alunos finalistas foram homenageados na escola Estadual Guateka – Foto: Reprodução/Valdinei Garcia

A manhã desta segunda-feira (22) foi de celebração e reconhecimento do talento jovem na Aldeia Jaguapiru. A Escola Estadual Guateka realizou a cerimônia de premiação do concurso de desenho que definirá a identidade visual dos Pórticos de entrada e saída da aldeia Jaguapiru. Os desenhos selecionados servirão como modelo para as estruturas que serão construídas na rodovia MS, sentido Dourados/Itaporã. O projeto visa valorizar a cultura local e dar as boas-vindas a quem chega à comunidade com a arte produzida pelos próprios alunos.

Reconhecimento e Premiação
Ao todo, seis alunos foram selecionados pelos seus desenhos criativos e significativos. Como forma de incentivar o talento artístico e o esforço escolar, os vencedores receberam prêmios valiosos:

Aparelhos celulares e tablets (ferramentas importantes para o estudo e inclusão digital);

R$ 100,00 em dinheiro para o 4°, 5° e 6° colocados.

Presença de Autoridades
A entrega dos brindes foi marcada pela presença do Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando de Souza, que fez questão de entregar os prêmios pessoalmente. Em sua fala, destacou-se a importância de envolver a juventude na construção da identidade visual da aldeia, reforçando o orgulho das raízes Guarani e Terena.

Pórtico na aldeia Porto Lindo

Por: Valdinei Garcia